Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de março de 2011

Associação de catadores do Aurá recebem ajuda

NOTÍCIA EXTRAÍDA DO PORTAL ORM

Sexta, 04/03/2011


Um investimento que vai melhorar a qualidade de vida de cerca de 35 famílias que moram no entorno do aterro sanitário do Aurá. Ontem, um convênio foi assinado entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Associação dos Recicladores das Águas Lindas (Aral) vai garantir o repasse de R$ 200 mil que serão aplicados para a melhoria da infraestrutura da cooperativa. Esta é a primeira vez no Estado em que uma associação de recicladores recebe verbas do governo federal. De acordo com o presidente da Aral, Marcelo Rocha, o recurso servirá para comprar um caminhão e quatro triciclos usados para a coletiva seletiva de lixo. No total, a Funasa pretende investir cerca de R$ 40 milhões para a estruturação do trabalho realizado com coleta seletiva em todo o Brasil. O prazo para a Aral receber o recurso é de até 180 dias.
O superintendente da Funasa no Pará, Florivaldo Martins, ressaltou que o recurso foi garantido por meio de edital e espera que instituições de outros municípios fiquem atentas para o próximo convite público (edital) que deverá ser aberto em abril. "A Funasa está firmando Termos de Cooperação Técnica em todo o Brasil a fim de melhorar a infraestrutra de trabalho dos recicladores. A Aral foi a única contemplada, mas este é apenas o princípio do trabalho que queremos expandir", disse.
À tarde, técnicos da Funasa visitaram a sede da Aral, que fica próxima ao lixão do Aurá, e fizeram uma avaliação do espaço que vai receber o investimento. Para o superintendente, o espaço tem de uma estrutura precária e que precisa de melhorias imediatas. "Eles (Aral) ainda não possuem nem a documentação do terreno. Vamos pedir ajuda à Prefeitura de Belém para que eles possam providenciar isso", frisou.
A coordenadora da ONG No Olhar, Patrícia Gonçalves, que também participou da visita técnica, ressaltou que a iniciativa da Funasa atende a um anseio da infraestrutura para os cooperados trabalharem com a coleta de lixo.
________________________________________________________________
DA COOMCLIMA

A COOMCLIMA, representada pelo Sr. Pedro Paulo, também participou desta conquista dos catadores! Vitória inédita no Pará, visto que é o primeiro convênio da FUNASA com a categoria, realizado no estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário