Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Diário do Pará

Catadores se unem e lançam projeto

Terça-Feira, 07/06/2011, 10:08:05
Tamanho da fonte: A- A+
Nesta terça-feira (7), é comemorado o Dia Nacional do Catador. A data foi escolhida para o lançamento da rede Recicla Pará, um modelo de organização em rede de associações e cooperativas de recicladores. O objetivo da rede é unificar os trabalhos dos catadores que antes era isolado, prejudicando a economia solidária.
A partir das 9h de hoje, os catadores se concentram na Praça da Leitura, em São Brás, onde saem em caminhada para a sede da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), na Avenida Almirante Barroso.
A rede Recicla Pará vai beneficiar 13 cooperativas e associações de reciclagem de diversos municípios como do Marajó, da Região Metropolitana de Belém, do Salgado e do Baixo Tocantins, envolvendo mais de 600 catadores. A ONG NOOLHAR já realiza diversos trabalhos com os catadores destinando a eles tudo o que arrecada em seu Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado na rua Riachuelo, no centro comercial de Belém. Este trabalho é visto pela ONG como um grande avanço na coleta seletiva.
Entre outros benefícios à categoria com o projeto, agora, os catadores poderão negociar e unificar o valor do resíduo sólido reciclável, o que agrega mais lucro a matéria prima da reciclagem. Este é um dos maiores problemas enfrentados pelos catadores, que não conseguem vender determinados resíduos sólidos por conseguirem arrecadar em pouca quantidade. A rede Recicla Pará também vai facilitar a elaboração de projetos para o setor.
(DOL)






Nenhum comentário:

Postar um comentário